Como ajudar pessoas que querem ou já tentaram se matar

Quando se suspeita que alguém pode estar com pensamentos suicidas, o mais importante é demostrar amor e empatia por essa pessoa, tentando entender o que está acontecendo e quais os sentimentos associados. Por isso, não se deve ter medo de perguntar para a pessoa se ela está se sentindo triste, deprimida e, até se está pensando em suicídio.

Este tipo de comportamento pode ser evitado, especialmente quando os familiares ou amigos conseguem identificá-lo e ajudam a pessoa a iniciar tratamento adequado. Isto porque, na maior parte dos casos, a pessoa já não é capaz de identificar outras soluções para a crise emocional que está passando. Uma das opões de ajuda é incentivar a ligação para o Centro de Valorização da Vida (discando 188) onde tem pessoas treinadas para lidar e oferecer um amparo para pessoas em crises.

As tentativas de suicídio são, na maioria das vezes, impulsivas e, por isso, para prevenir uma tentativa de suicídio também se deve retirar todo o material que possa ser utilizado para se suicidar, como armas, comprimidos ou facas, dos locais onde essa pessoa passa mais tempo. Isto evita comportamentos de impulsividade, fazendo com que se tenha mais tempo para pensar numa solução menos agressiva para os problemas.

É sempre importante se mostrar presente para as pessoas em situação de risco. Ofereça de acompanhá-la ao psicólogo e psiquiatra, essa é uma atitude que pode salvar vidas.

 

Por Ivana Emmeline Mendes de Araújo – CRP 01/21066

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *