Viva Multiclinica

A importância de se analisar

         O primeiro passo para se ter uma saúde mental é a humildade. A humildade de olhar para dentro de si e reconhecermos quando precisamos de uma mudança, quando se precisa de ajuda, quando é necessário falarmos com alguém sobre nosso problema e nos mostrar “fracos” para o outro, permitir que os outros percebam que nossa vida não é um conto de fadas. Às vezes, vivemos em um teatro social em que todo mundo posta para o outro que é super bem resolvido e que tudo é muito bom, quando na verdade nosso interior pode estar despedaçado.

         Como nos sentimos quando estamos sozinhos, quando colocamos nossa cabeça em um travesseiro na solidão do nosso quarto? Quem realmente nós somos? Estamos felizes ou infelizes? Como está o nosso trabalho? Como está o nosso relacionamento? Quais conflitos precisamos resolver? Às vezes está tudo tão bagunçado na nossa vida, que não queremos nem parar para silenciar e ficarmos sós, porque logo nossa mente traz uma série de problemas que temos que resolver. Entretanto, o tempo não resolve os nossos problemas se não tivermos a coragem de olhar para a realidade e encará-la de frente. Esse processo é muito dolorido, porém, libertador quando feito.

       A pior coisa é mentir para si mesmo, quando nos enganamos querendo afirmar que as coisas estão bem, quando não estão. Quando olhamos e aceitamos nossas fraquezas, isso é uma grande fortaleza interior e emocional. Demonstrar fraquezas para uma pessoa de confiança, na verdade, é sinal de fortaleza, pois significa que não vivemos só de máscaras.  Reconhecer-se fraco é sinal de fortaleza porque essa é a realidade humana. Todo ser humano tem suas fragilidades e está suscetível a todo tipo de doenças, sejam elas de níveis psicológicos ou fisiológicos, mas se não olharmos para o nosso real, se deixarmos o orgulho de se preocupar com a nossa imagem diante dos outros nos dominar, se ficarmos apenas preocupados com nosso ego e de como as pessoas vão nos interpretar, isso vai nos consumir a ponto de nos adoecer.

        Portanto é muito importante o reconhecimento de quando precisamos de ajuda, analisar nossos estados emocionais e procurar essa ajuda, seja profissional ou de um amigo. Coloque-se também como prioridade, tire um tempo para você e busque cuidar de si, pois quando não estamos bem com nós mesmos não podemos ser felizes e nem fazer o outro feliz.

Natália Lima- Psicóloga Clínica e pós graduada em Logoterapia;

Palavras-chave: humildade; análise; amor próprio; resiliência; crescimento; amadurecimento;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *