Viva Multiclinica

A vida nos pede respostas

Constantemente nos deparamos com uma pergunta que a vida nos faz, perguntas que nos transportam para uma série de possibilidades. Possibilidades que também se encarregam de mexer em nossa estrutura e trazer à tona vários medos, traumas, sentimentos negativos que impossibilitam as realizações e isso faz parte desse jogo que é viver.

Viver não é fácil, é preciso coragem. Diante das perguntas da vida sempre existirão mais de uma resposta, você pode ou não aceitar a proposta, terá sempre uma reação mediante a nossa ação, então é preciso analisar ¨o que eu ganho e o que eu perco¨ (trecho da canção Apenas mais uma de amor – Lulu Santos), nem sempre será ganho, podemos responder errado, podemos nos enganar diante da proposta, isso não é o fim, faz parte da construção da nossa humanidade, cair e levantar é histórico dos grandes seres humanos. O medo de responder nos paralisa e essa paralização já é uma resposta, não dizer sim ou não é uma resposta perigosa que pode nos afastar de nós mesmos, deixar que os outros nos governe e isso pode ser um caminho de difícil volta.

Tenho a oportunidade de ver variadas respostas em meu local de trabalho, sou enfermeiro intensivista, e ali naquele ambiente onde mora a esperança e o inverso também, as reações são diversas. Compartilho com vocês dois casos que acompanhei, a paciente ¨Fulana Silva¨ muito bem colocada profissionalmente, ocupava um cargo de destaque, aos 48 anos, é diagnosticada com um Câncer de mama em estágio avançado, porém com proposta de tratamento, diante desse dramático evento em sua em vida, ela precisava responder e existia mais de uma resposta, você concorda comigo nisso? Segura esse caso em mente que irei partilhar com vocês uma outra paciente, agora a ¨Sicrana da Silva¨ – mulher simples com uma história de luta e muitas dificuldades, também como ¨Fulana da Silva¨, é diagnosticada com câncer de mama, em estágio avançado, e qual foi sua resposta perante a esse evento? Ambas vivendo os mesmos dramas, com possíveis respostas parecidas, no entanto as respostas foram bem opostas, a ¨Sicrana da Silva¨ resolve abraçar a sua dor e encarar a esperança como resposta, começou a aproveitar a vida dentro de suas possibilidades, fez as pazes consigo, iniciou coisas que sempre sonhou fazer, viveu cada dia do seu tratamento com alegria, não sem dor, mas com alegria. Já, ¨Fulana da Silva¨, resolveu culpar tudo e todos, desistiu dos seus sonhos, adotou a arrogância e o desprezo com atitudes dominantes, no meio do tratamento ela desistiu, parou com a quimioterapia, não quis mais acompanhamento médico e aos poucos se entregou a tristeza até a morte. Veja bem, situações parecidas com respostas bem distintas! E como responderemos às nossas perguntas?

É importante saber que a resposta está em nossas mãos, a nossa consciência nos revela muitas respostas, é preciso recorrer a intuição racional para analisarmos os cenários e suas consequências, saber viver é saber responder e olhar para traz e ver que não fugimos das perguntas, olhar e ver que mesmo com resposta impensada e erradas aprendemos para responder melhor às outras perguntas que a vida traz… Que tenhamos força para optarmos por respostas que nos eleve a patamares de conquistas emocionais, fisiológicas, espirituais, financeiras, cada vez mais conscientes e realizadoras … VALE A PENA ENTRAR NO JOGO DA VIDA E VIVER… !

Palavras chave: vida; resiliência; superação; histórias de superação

O QUE FAZ UM CUIDADOR DE IDOSOS?

O cuidador, por sua vez, tem um papel admirável no processo do envelhecimento, pois, consiste na pessoa que tem a missão de zelar pelo bem-estar do outro e de suas necessidades bio-psico-sócio-espirituais.

Ser um cuidador é estar apto para esvaziar-se de si mesmo e ir ao encontro do outro. Precisa-se compreender que o envelhecimento é diferentemente visto de pessoa para pessoa, que cada ser humano carrega consigo uma história, uma cultura, um significado de vida e ter esse olhar humanizado faz toda diferença na arte do cuidar.

Mas…, respondendo à pergunta do artigo em termos práticos, o cuidador é responsável por:

Necessidades Biológicas:

  • Cuidar da higiene pessoal do acompanhado;
  • Preparar e servir as refeições;
  • Observar por possíveis problemas de saúde e comunicar alterações;
  • Ofertar medicações VIA ORAL, conforme prescrição medica;

Necessidades Psicólogas:

  • Estimular a autonomia e independência;
  • Realizar atividades que estimulam a saúde mental;
  • Fazer companhia;
  • Diálogo – Ouvir a pessoa idosa com atenção;
  • Realizar dinâmicas criativas e jogos lúdicos;

Necessidades Sociais:

  • Levar o acompanhado para exercícios físicos e passeios autorizados pelo médico;
  • Prezar pelo bem-estar, lazer do acompanhado;
  • Estimular a participação em rodas de conversa sobre envelhecimento;
  • Estimular a pratica da dança;
  • Levar a pessoa idosa para as festas da família, quando possível;
  • Zelar para a manutenção da cultura;

Necessidades Espirituais:

  • Respeitar as crenças;
  • Estimular a Fé, sem ser invasivo;
  • Participar dos momentos de oração, quando convidado;
  • Criar um ambiente propício para a pessoa idosa realizar seu ritual de oração;

É muito importante deixar claro que o cuidador de idosos NÃO é um profissional da saúde, embora cuide da saúde das pessoas, ele é alguém que se dedica e está atento para as necessidades citadas acimas. Muitas pessoas querem exigir dos cuidadores atribuições que são próprias de outras profissões. Ex: O cuidador é constantemente confundido com o técnico ou auxiliar de enfermagem, e, na verdade, são profissões distintas, isso não impede que um técnico ou auxiliar exerça a função de cuidador, porém, o cuidador não pode exercer a função do técnico ou auxiliar de enfermagem.

O grande desafio para as famílias que necessitam de serviços de cuidadores é manter a rotina organizada e gerir as pessoas que atuam no ambiente familiar, escolher cuidadores humanizados e comprometidos, cuidar da escala de serviços, lidar com os encargos trabalhistas, fiscalizar a prestação de serviços sem ser um especialista e tantos outros desafios que surgem no dia a dia. Quando fundamos a VIVA MULTICLÍNICA, pensamos em formar uma equipe especializada para justamente sanar essas DORES das famílias.

Caso precise de cuidadores humanizados e comprometidos, entre em contato conosco e agende uma avaliação sem custos.

Depressão Atípica

Normalmente os quadros dessa depressão costumam ser melancólicos, em que o paciente apresenta principalmente tristeza e pensamentos de morte, desesperança e inutilidade. A depressão pode ser atípica quando há predomínio de falta de energia, cansaço, aumento excessivo de sono e o humor apático, sensação de peso no corpo.
.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Nós podemos te ajudar?🙂👩🏻‍⚕⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
.⠀⠀⠀
Agende sua consulta!👇👩🏻‍💻⠀
(61) 98655-4372, (61) 3526-1192
.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀
#psicologia #psicoterapia #psicologiaporamor #psicologiaclinica #terapia #psicologiapositiva #saudemental #psicologiainfantil #autoconhecimento #psi #psicologiasocial #psicologiaonline #psicologiaclínica #coaching #psicologiacomamor #autoestima #psicología #psicologiaparatodos #psicologa #amor #psicologias #psicologiahospitalar #psicologiaescolar #façaterapia #psicologiaorganizacional #psicologiacomportamental #psicologiadoesporte #bemestar #psicologia_positiva #psicologo⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

6 motivos para as famílias escolherem uma empresa de cuidadores

 1 – Seleção e recrutamento com equipe multiprofissional:

Cuidar não é uma tarefa simples, é preciso a construção de um vínculo confiável com pessoas que além de boa vontade ou um diploma de um curso (Técnico em enfermagem ou Cuidador de idosos), tenham também estrutura psicológica para lidar com o envelhecimento. Nossa empresa trabalha com processo seletivo criterioso, composto pelas seguintes etapas;

  • Avaliação do currículo;
  • Avaliação psicológica;
  • Avaliação técnica com enfermeiro;
  • Apresentação dos selecionados pela empresa para aprovação da família;
  • Treinamento e integração;

2 – Gestão da equipe:

O conceito de gestão de pessoas é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações. (Chiavenato, 2013). Temos uma gestão humanizada que prioriza as pessoas, cuidar de quem cuida e assim termos CUIDADORES HUMANIZADOS, que saiba da sua real missão que é prestar o melhor cuidado dentro dos padrões de excelência da empresa.

3 – Equipe treinada:

A Viva – Enfermagem e cuidadores realiza o curso de Cuidador de idosos, com carga horaria de 100h, sendo 60 h teórica e 40 h praticas com estágios em instituições de longa permanência. Nós priorizamos os cuidadores que foram formados por nossa equipe. Além do curso de capacitação, temos o programa de Educação continuada durante a prestação da assistência.

4 – Suporte e supervisão – 24h:

Nós supervisionamos o Cuidado prestado através da visita técnica, realizada semanalmente pelo enfermeiro (a) supervisor que observa todos os protocolos e sistematização da assistência e mantemos com suporte via telefone para qualquer orientação na execução da prestação de cuidados e para eventuais emergências.

5 – Responsabilidades com encargos trabalhistas:

A responsabilidade pelo pagamento dos encargos e salários decorrentes da contratação dos profissionais selecionadas é de responsabilidade da empresa, exceto os casos em que a contratante opte por um modelo de contrato que não prevê essa responsabilidade jurídica. Temos três modelos de contratos:

  1. Agenciamento – seleção, recrutamento, encargos e salários (responsabilidade da contratante);
  1. Agenciamento com supervisão – seleção, recrutamento, supervisão e suporte 24hs, encargos e salários (responsabilidade da contratante);
  1. Terceirização – é a contratação de serviçospor meio de empresa, intermediária (interposta) entre o tomador de serviços e a mão-de-obra, mediante contrato de prestação de serviços. A relação de emprego se faz entre o trabalhador e a empresa prestadora de serviços, e não diretamente com o contratante (tomador) destes.

6 – Escala de serviços sem desfalque:

 É muito comum acontecer de um cuidador ter que faltar por vários motivos, por dificuldades com transporte público, atestado médico, morte de familiares, entre outros. Nossa empresa conta com suporte de plantão para essas eventualidades, dando tranquilidade e segurança para família.

Nosso maior objetivo com esse artigo é desmistificar para nossos leitores os desafios que os mesmos terão que enfrentar sozinhos, caso não tenham a possibilidade de contar com uma empresa especializada em CUIDAR DE PESSOAS. Nós da VIVA, trabalhamos com a identificação e gestão de riscos, construímos um plano de cuidado e efetuamos o planejamento diariamente com nossos clientes, trabalhamos com a meta de construir uma jornada de segurança e conforto para todo ambiente familiar.

Se gostou desse artigo, compartilhe em suas redes sociais!